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Perguntas Frequentes sobre o Processo de Candidatura

A que me estou a candidatar?

O projeto InteGrid promovido pela EDP Distribuição, com apoio da Comunidade Europeia tem como objetivos:

– Desenvolver e demonstrar soluções inovadores e competitivas no setor elétrico;

– Aproximar os cidadãos e os agentes do setor elétrico.

 De forma a cumprir tais objetivos, uma equipa técnica vai instalar um conjunto de equipamentos elétricos aos participantes selecionados.

Quais são os equipamentos elétricos que os partipantes selecionados vão receber?

A EDP Distribuição, com o apoio da Comunidade Europeia, vai instalar:

– máquinas de lavar inteligentes;
– painéis solares;
– termoacumuladores;
– baterias;
– sistemas de gestão de energia.

Quantos equipamentos vão ser instalados?

Consulte o regulamento associado ao seu concelho em www.locallife.pt.

Qualquer pessoa se pode candidatar?

Podem candidatar-se todas as pessoas singulares ou coletivas que para além de possuírem um smartphone ou tablet (com capacidade para executar aplicações Android e/ou Ios), sejam titulares de um contrato de fornecimento de energia elétrica de instalações de consumo BTE (Baixa Tensão Especial) ou em BTN (Baixa Tensão Normal), localizadas nas zonas e moradas disponíveis no regulamento de participação em www.locallife.pt.

Não se podem candidatar:

– Aqueles cujas instalações elétricas não estão localizadas numa das moradas referidas anteriormente.
– Colaboradores da EDP Distribuição; INESC TEC; Águas do Tejo Atlântico; GE Grid Solutions Ltd; KTH; CyberGRID GmbH & CO. KG; SAP SE; New R&D; Staten I MOBILEN; ELLEVIO; Universidad Pontificia Comillas; AIT; ELEKTRO Ljubljana; DNV GL Netherlands B.V.
– Quem se encontre em condições de beneficiar ilegitimamente de informação privilegiada e não pública relacionada com o projeto.

Como posso confirmar se a minha morada está integrada na área geográfica para o projeto?

Para saber se a sua rua está contemplada aceda a www.locallife.pt e consulte o regulamento de avaliação e seleção de participantes relativo ao concelho onde reside.

Como me posso candidatar?

Após garantir que cumpre os requisitos presentes no Regulamento de Candidatura e Seleção (disponível em www.locallife.pt) deve submeter a sua candidatura através do preenchimento do Formulário de Candidatura referente ao seu concelho, que se encontra disponível no separador “Candidatura” do site www.locallife.pt.

Para ter acesso ao formulário de Candidatura precisará do código de autenticação que lhe foi enviado por correio.

A inscrição no projeto implica a indicação do nome, morada, endereço eletrónico e número de telefone do candidato. É necessário que os candidatos indiquem a potência contratada e o valor total do consumo anual de 2017. (Informação que poderá ser obtida junto da EDP Distribuição através da linha 808 100 100 – custo chamada local, dias úteis das 8h-22h).

No momento de preenchimento do formulário de candidatura é necessário que os candidatos submetam as informações solicitadas.
Se o mesmo candidato submeter várias candidaturas apenas será válida a última a ser submetida.

Não recebi nenhuma carta com o código de autenticação. O que posso fazer?

O seu código de autenticação foi enviado por carta para as moradas dos clientes residentes nas áreas geográficas selecionadas para o projeto.
Consulte a carta que recebeu e observe no canto superior esquerdo o código de autenticação que lhe vai permitir fazer a sua candidatura no formulário disponível em www.locallife.pt.

O código de autenticação que recebi não me permite avançar com a candidatura. O que posso fazer?

Confirme se o código que inseriu no formulário de candidatura é igual ao presente na carta que recebeu. Caso continue a dar erro, pedimos que envie um e-mail para local-life@edpdistribuicao.pt com o seu nome, código de ativação recebido e CPE (Código de Ponto de Entrega, que poderá encontrar na sua fatura de eletricidade).

Como é feito o processo de seleção das candidaturas?

Todas as candidaturas consideradas válidas serão avaliadas com base nas características do local de consumo e o tipo de equipamento de cada candidato. Esta avaliação será feita de acordo com o registo eletrónico atribuído a cada candidatura no momento da sua submissão.

Após análise das candidaturas, a lista dos nomes dos participantes do projeto e os pacotes de equipamentos a serem atribuídos a cada local de consumo serão divulgados no site www.locallife.pt, no dia 31-01-2019.

Como é feita a divisão dos equipamentos disponíveis pelos participantes selecionados?

Consulte o regulamento associado ao seu concelho em www.locallife.pt.

Perguntas Frequentes sobre Seleção no Projeto

Como é formalizada a minha participação no projeto?

Após a análise das candidaturas e findo o processo de seleção, a lista dos nomes dos Participantes do Projeto e os pacotes de equipamentos a serem atribuídos a casa local de consumo serão divulgados no site www.locallife.pt, no dia 31-01-2019.

Após divulgação no site, a EDP Distribuição entrará em contacto com os participantes selecionados de forma a oficializar participação e agendar as próximas fases do projeto.

Como e quando será o processo de instalação do equipamento do projeto?

Todos os encargos relativos à instalação e manutenção dos equipamentos ficarão a cargo do projeto InteGrid, até junho de 2020.
Não serão da responsabilidade do projeto InteGrid os encargos de manutenção que resultem da utilização pouco prudente e abusiva dos equipamentos por parte do participante.

Quais são os meus deveres e obrigações se for selecionado para o projeto?

Os participantes selecionados devem:
– Instalar a aplicação do projeto no seu smartphone ou tablet, mantê-la e utilizá-la durante o período do projeto.
– Autorizar a instalação do(s) equipamento(s) elétrico(s) que lhe forem atribuído(s), disponibilizando-se para receber os técnicos em data acordada.
– Permitir que os técnicos visitem a instalação sempre que lhes for solicitado, exclusivamente por motivos técnicos e com visitas previamente acordadas.
– Utilizar o(s) equipamento(s) elétrico(s) que lhes foi/foram atribuídos, bem como a aplicação instalada no smartphone para controlo remoto de equipamentos e acompanhamento dos consumos de energia elétrica, até ao final do projeto.
– Informar a EDP Distribuição, através da linha 808 100 100 (custo chamada local – dias úteis das 8h-22h), sobre ocorrências ou mau funcionamento de qualquer equipamento que lhes tenha sido atribuído.

 

Posso desistir do projeto a qualquer momento?

Os participantes têm como direitos solicitar informações sobre o funcionamento dos equipamentos no momento de instalação dos mesmos, solicitar esclarecimentos sobre ocorrências irregulares ou mau funcionamento do equipamento, através da linha EDP Distribuição 808 100 100 (custo chamada local – dias úteirs das 8h-22h):
Os participantes podem desistir da participação do projeto estando, no entanto, sujeitos à recolha do(s) equipamento(s) elétrico(s) instalado(s). Os casos de desistência serão avaliados pela equipa do projeto.

Durante o projeto sou obrigado a usar o equipamento?

Os participantes devem utilizar apenas o(s) equipamento(s) elétrico(s) que lhes foi/foram atribuídos, bem como a aplicação instalada no smartphone para controlo remoto de equipamentos e acompanhamento dos consumos de energia elétrica, até ao final do projeto.

O que acontece se os equipamentos elétricos se danificarem durante o projeto?

Os equipamentos elétricos fornecidos são de elevada qualidade e respeitam as normas restritas de segurança, estando abrangidos pela garantia das marcas fornecedoras.
A utilização dos equipamentos deve ser feita de uma forma prudente e responsável. O uso fraudulento dos equipamentos não é permitido, sob pena de incorrer em responsabilidade pelos danos provocados.
Durante o projeto, os participantes são obrigados a manter e utilizar os equipamentos na sua habitação no estado em que foram instalados. No caso de alguma alteração (obras, mudanças) a EDP Distribuição deverá ser informada. O dano ou furto dos equipamentos implicará, sempre, a abertura de um processo de inquérito, para apuramento das devidas responsabilidades.

Perguntas Frequentes sobre as Sessões de Esclarecimento

Quando e onde serão as sessões de esclarecimento?

Sessões passadas:

A sessão de esclarecimento de Caldas da Rainha teve lugar no dia 12 de outubro às 19h30 no Centro Cultural e de Congressos.

A sessão de esclarecimento do Samouco teve lugar no dia 19 de outubro às 21h no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Samouco.

A sessão de esclarecimento de Valverde terá lugar no dia 23 de outubro às 18h30 na Casa do Povo de Valverde.

Em que consistem as sessões de esclarecimento?

As sessões de esclarecimento têm como principal objetivo apresentar o projeto à comunidade e esclarecer dúvidas que possam existir relativamente ao mesmo.

 

Qual a duração de uma sessão de esclarecimento?

As sessões de esclarecimento têm duração prevista de 1hora e 30 minutos, no entanto dependerá do numero de dúvidas e questões colocadas.

 

É necessária inscrição para as sessões de esclarecimento?

Não.
É aconselhável que seja confirmada a presença para garantir que a sala da sessão de esclarecimento está adequada ao número de participantes.
Para confirmar a presença preencha o link disponível na página inicial do site www.locallife.pt.

Confirmei a minha presença, mas afinal não vou poder ir. O que faço?

Lamentamos que não possa estar presente, mas não é um problema.
Consulte o Regulamento de Candidatura e Seleção disponível em www.locallife.pt para perceber se cumpre os requisitos necessários para se candidatar. Caso tenha alguma dúvida consulte a secção “Tem dúvidas?” (também disponível no site) para confirmar se a sua questão já está respondida. Em alternativa contacte-nos através do e-mail local-life@edpdistribuicao.pt ou do número 808 100 100 [dias úteis das 8h-22h | custo chamada local].

 

Só me posso candidatar ao projeto se participar na sessão de esclarecimento?

Não.
A sessão de esclarecimento não é obrigatória, assim sendo pode candidatar-se caso cumpra os requisitos presentes no Regulamento de Candidatura e Seleção (presente em www.locallife.pt ). Caso tenha alguma dúvida consulte a secção “Tem dúvidas?” (também disponível no site) para confirmar se a sua questão já está respondida. Em alternativa contacte-nos através do e-mail local-life@edpdistribuicao.pt ou do número 808 100 100 [dias úteis das 8h-22h | custo chamada local].

Posso participar numa sessão de esclarecimento que não seja na minha zona habitacional?

Sim.
Pode participar em qualquer sessão de esclarecimento, sendo aconselhável confirmar a sua presença através do registo no link disponível na página inicial do site www.locallife.pt.
Na altura do preenchimento do formulário de candidatura é necessária atenção para preencher o formulário respetivo do seu concelho, mesmo que tenha participado numa outra sessão de esclarecimento.