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Perguntas Frequentes sobre o Projeto

Quais são os equipamentos elétricos que os partipantes selecionados vão receber?

A EDP Distribuição, com o apoio da Comunidade Europeia, vai instalar:

– máquinas de lavar inteligentes;
– painéis solares;
– termoacumuladores;
– baterias;
– sistemas de gestão de energia.

Quantos equipamentos vão ser instalados?

Consulte o regulamento associado ao seu concelho em www.locallife.pt.

Como é feita a divisão dos equipamentos disponíveis pelos participantes selecionados?

Consulte o regulamento associado ao seu concelho em www.locallife.pt.

Não recebi nenhuma carta com o código de autenticação. O que posso fazer?

O seu código de autenticação foi enviado por carta para as moradas dos clientes residentes nas áreas geográficas selecionadas para o projeto.
Consulte a carta que recebeu e observe no canto superior esquerdo o código de autenticação que lhe vai permitir fazer a sua candidatura no formulário disponível em www.locallife.pt.

É possível aderiro ao InteGrid depois do período de candidaturas?

Só é possível a entrada de novos participantes se houver desistências ou disponibilidade de equipamentos para permitir a adesão de novos participantes. Cabe à equipa de projeto analisar essas situações.

Para que a sua candidatura seja avaliada deve enviar um email para local-life@edpdistribuicao.pt.

É possível acrescentar equipamentos ao pacote atribuído a cada participante?

Só por exceção, que passa pela desistência de alguns dos participantes, haverá uma reavaliação dos critérios de atribuição, sempre subordinados ao Regulamento original do projeto.

O pedido deve ser enviado para local-life@edpdistribuicao.pt.

É possível disponibilizar o contacto de fornecedores de equipamentos para pedido de preços?

A EDP Distribuição não pode interferir neste tipo de situações.

Perguntas Frequentes sobre o Processo de Candidatura

A que me estou a candidatar?

O projeto InteGrid promovido pela EDP Distribuição, com apoio da Comunidade Europeia tem como objetivos:

– Desenvolver e demonstrar soluções inovadores e competitivas no setor elétrico;

– Aproximar os cidadãos e os agentes do setor elétrico.

 De forma a cumprir tais objetivos, uma equipa técnica vai instalar um conjunto de equipamentos elétricos aos participantes selecionados.

Qualquer pessoa se pode candidatar?

Podem candidatar-se todas as pessoas singulares ou coletivas que para além de possuírem um smartphone ou tablet (com capacidade para executar aplicações Android e/ou Ios), sejam titulares de um contrato de fornecimento de energia elétrica de instalações de consumo BTE (Baixa Tensão Especial) ou em BTN (Baixa Tensão Normal), localizadas nas zonas e moradas disponíveis no regulamento de participação em www.locallife.pt.

Não se podem candidatar:

– Aqueles cujas instalações elétricas não estão localizadas numa das moradas referidas anteriormente.
– Colaboradores da EDP Distribuição; INESC TEC; Águas do Tejo Atlântico; GE Grid Solutions Ltd; KTH; CyberGRID GmbH & CO. KG; SAP SE; New R&D; Staten I MOBILEN; ELLEVIO; Universidad Pontificia Comillas; AIT; ELEKTRO Ljubljana; DNV GL Netherlands B.V.
– Quem se encontre em condições de beneficiar ilegitimamente de informação privilegiada e não pública relacionada com o projeto.

Como posso confirmar se a minha morada está integrada na área geográfica para o projeto?

Para saber se a sua rua está contemplada aceda a www.locallife.pt e consulte o regulamento de avaliação e seleção de participantes relativo ao concelho onde reside.

Como me posso candidatar?

Após garantir que cumpre os requisitos presentes no Regulamento de Candidatura e Seleção (disponível em www.locallife.pt) deve submeter a sua candidatura através do preenchimento do Formulário de Candidatura referente ao seu concelho, que se encontra disponível no separador “Candidatura” do site www.locallife.pt.

Para ter acesso ao formulário de Candidatura precisará do código de autenticação que lhe foi enviado por correio.

A inscrição no projeto implica a indicação do nome, morada, endereço eletrónico e número de telefone do candidato. É necessário que os candidatos indiquem a potência contratada e o valor total do consumo anual de 2017. (Informação que poderá ser obtida junto da EDP Distribuição através da linha 808 100 100 – custo chamada local, dias úteis das 8h-22h).

No momento de preenchimento do formulário de candidatura é necessário que os candidatos submetam as informações solicitadas.
Se o mesmo candidato submeter várias candidaturas apenas será válida a última a ser submetida.

O código de autenticação que recebi não me permite avançar com a candidatura. O que posso fazer?

Confirme se o código que inseriu no formulário de candidatura é igual ao presente na carta que recebeu. Caso continue a dar erro, pedimos que envie um e-mail para local-life@edpdistribuicao.pt com o seu nome, código de ativação recebido e CPE (Código de Ponto de Entrega, que poderá encontrar na sua fatura de eletricidade).

Como é feito o processo de seleção das candidaturas?

Todas as candidaturas consideradas válidas serão avaliadas com base nas características do local de consumo e o tipo de equipamento de cada candidato. Esta avaliação será feita de acordo com o registo eletrónico atribuído a cada candidatura no momento da sua submissão.

Após análise das candidaturas, a lista dos nomes dos participantes do projeto e os pacotes de equipamentos a serem atribuídos a cada local de consumo serão divulgados no site www.locallife.pt, no dia 31-01-2019.

Perguntas Frequentes sobre Seleção no Projeto

Como é formalizada a minha participação no projeto?

Após a análise das candidaturas e findo o processo de seleção, a lista dos nomes dos Participantes do Projeto e os pacotes de equipamentos a serem atribuídos a casa local de consumo serão divulgados no site www.locallife.pt, no dia 31-01-2019.

Após divulgação no site, a EDP Distribuição entrará em contacto com os participantes selecionados de forma a oficializar participação e agendar as próximas fases do projeto.

Como e quando será o processo de instalação do equipamento do projeto?

Todos os encargos relativos à instalação e manutenção dos equipamentos ficarão a cargo do projeto InteGrid, até junho de 2020.
Não serão da responsabilidade do projeto InteGrid os encargos de manutenção que resultem da utilização pouco prudente e abusiva dos equipamentos por parte do participante.

Quais são os meus direitos enquanto participante no Projeto?

– Esclarecimentos sobre o funcionamento dos equipamentos no

momento da instalação.

– Desistir da participação no Projeto. O participante deve formalizar essa intenção enviando email para local-life@edpdistribuicao. Ao desistir, o participante pode ficar sujeito à recolha dos equipamento instalados. A análise é feita pela equipa do Projeto.

 

Quais são os meus deveres e obrigações se for selecionado para o projeto?

Os participantes selecionados devem:
– Instalar a aplicação do projeto no seu smartphone ou tablet, mantê-la e utilizá-la durante o período do projeto.
– Autorizar a instalação do(s) equipamento(s) elétrico(s) que lhe forem atribuído(s), disponibilizando-se para receber os técnicos em data acordada.
– Permitir que os técnicos visitem a instalação sempre que lhes for solicitado, exclusivamente por motivos técnicos e com visitas previamente acordadas.
– Utilizar o(s) equipamento(s) elétrico(s) que lhes foi/foram atribuídos, bem como a aplicação instalada no smartphone para controlo remoto de equipamentos e acompanhamento dos consumos de energia elétrica, até ao final do projeto.
– Informar a EDP Distribuição, através da linha 808 100 100 (custo chamada local – dias úteis das 8h-22h), sobre ocorrências ou mau funcionamento de qualquer equipamento que lhes tenha sido atribuído.

 

O que se sucede em caso de Incumprimento dos Deveres e Obrigações?

Verificando-se o incumprimento de algum dos pontos anteriores, a EDP Distribuição pode excluir a participação do selecionado. A decisão é comunicada por escrito e poderá dar lugar à recolha, imediata, dos equipamentos instalados.

Posso desistir do projeto a qualquer momento?

Os participantes têm como direitos solicitar informações sobre o funcionamento dos equipamentos no momento de instalação dos mesmos, solicitar esclarecimentos sobre ocorrências irregulares ou mau funcionamento do equipamento, através da linha EDP Distribuição 808 100 100 (custo chamada local – dias úteirs das 8h-22h):
Os participantes podem desistir da participação do projeto estando, no entanto, sujeitos à recolha do(s) equipamento(s) elétrico(s) instalado(s). Os casos de desistência serão avaliados pela equipa do projeto.

Durante o projeto sou obrigado a usar o equipamento?

Os participantes devem utilizar apenas o(s) equipamento(s) elétrico(s) que lhes foi/foram atribuídos, bem como a aplicação instalada no smartphone para controlo remoto de equipamentos e acompanhamento dos consumos de energia elétrica, até ao final do projeto.

O que acontece se os equipamentos elétricos se danificarem durante o projeto?

Os equipamentos elétricos fornecidos são de elevada qualidade e respeitam as normas restritas de segurança, estando abrangidos pela garantia das marcas fornecedoras.
A utilização dos equipamentos deve ser feita de uma forma prudente e responsável. O uso fraudulento dos equipamentos não é permitido, sob pena de incorrer em responsabilidade pelos danos provocados.
Durante o projeto, os participantes são obrigados a manter e utilizar os equipamentos na sua habitação no estado em que foram instalados. No caso de alguma alteração (obras, mudanças) a EDP Distribuição deverá ser informada. O dano ou furto dos equipamentos implicará, sempre, a abertura de um processo de inquérito, para apuramento das devidas responsabilidades.

Equipamentos do Projeto

Quem é o proprietário dos equipamentos após a instalação?

 Os equipamentos instalados manter-se-ão na propriedade da EDP Distribuição durante o período de vigência do Projeto InteGrid, no final de junho 2020.

 

Os participantes devem utilizar apenas os equipamentos elétricos que lhes foram atribuídos e instalar a APP do projeto no smartphone/tablet para controlo remoto de equipamentos e acompanhamento dos consumos de energia elétrica.

Quem é o responsável pelos custos de instalação e manutenção dos equipamentos?

Todos os encargos relativos à instalação e manutenção dos equipamentos são do Projeto InteGrid, durante o período de vigência do mesmo (até final de junho de 2020).

Não é da responsabilidade do Projeto InteGrid os encargos de manutenção que resultem da utilização pouco prudente e abusiva dos equipamentos por parte do participante.

HEMS

O Home Energy Management System (Sistema de Gestão de Energia) é o equipamento que lhe vai permitir fazer a gestão/controlo do funcionamento dos equipamentos que estão ligados à energia através de uma Tomada Inteligente ou interagem com o HEMS via Hi-Fi.

Para tirar o maior partido do projeto são fornecidas 2 Tomadas Inteligentes que serão geridas através da APP.

Os equipamentos instalados no âmbito do projeto estão conectados com o HEMS via Hi-Fi, sendo também eles controlados pela APP.

Para usufruir das capacidades do HEMS tem que garantir a ligação à internet (WIFI ou cabo ethernet). e de um dispositivo móvel para a instalação da aplicação. A instalação dos equipamentos será feita pela equipa técnica.

Como conectar o HEMS à rede de casa?

[HEMS INESC-TEC]

Depois de carregar no botão “reset” durante 3 segundos, aceda à rede WIFI “HEMS Setup” difundida pela box. Selecione a rede a que pretende conectar-se e insira a respetiva palavra passe. Selecione guardar para efetuar a ligação.

[HEMS VPS]

Bastará ligar a alimentação e cabo de rede ao router da casa.

Painel Fotovoltaico [PV]

A montagem dos equipamentos será feita por técnicos especializados, sendo para tal obrigatória a presença do participante ou seu representante.

Se no momento da intervenção alguma das partes entender que não estão reunidas as condições para realizar a instalação com a qualidade necessária, a mesma poderá ser cancelada nesse mesmo dia.

Os equipamentos instalados podem no total injetar uma potência máxima de 1,5 kW.

Baterias

A montagem dos equipamentos será feita por técnicos especializados, sendo para tal obrigatória a presença do participante ou seu representante.

As baterias têm como função armazenar o excesso de produção de energia elétrica com origem nos painéis solares.

A gestão e controlo da utilização da energia para consumo ou armazenagem é feita utilizando a APP do projeto.

 

As baterias do projeto têm uma capacidade de 3,5 kWh e podem ser descarregadas a uma potência máxima de 3 kW. Ou seja, a bateria tem a capacidade de fornecer uma potência de 3kW durante 1h10m.

Este equipamento tem um peso total de 65 Kg.

Termoacumulador

A montagem dos equipamentos será feita por técnicos especializados, sendo para tal obrigatória a presença do participante ou seu representante.

 

Os termoacumuladores instalados são verticais em Aço Carbono de 75 litros e potência de 1500 W. Para atingir o aquecimento total são precisos 104 minutos.

 

O termoacumulador é um importante equipamento a ser integrado com o HEMS, pois o seu funcionamento pode facilmente ser agendado na App do projeto para maximizar a eficiência energética.

Máquina de Lavar a Roupa Inteligente

Os equipamentos a serem instalados são do modelo Siemens i1500 de classe A+++, com uma potência nominal de 2300 W.

 

A Máquina de Lavar a Roupa Inteligente ao ser integrada com o HEMS vai permitir que a utilização seja controlada pela App do projeto para maximizar a sua eficiência energética.

Como pode o InteGrid reduzir o consumo de eletricidade dos Participantes

O controlo e monitorização dos seus consumos através da APP é fundamental

 Ao fazer uma correta utilização dos equipamentos que lhe foram atribuídos e a gestão/controlo dos mesmos através da APP, estão reunidas as condições para consumir de forma mais eficiente a sua energia elétrica. A redução é traduzida no número de kWh consumidos.

Com a APP do projeto é possível visualizar e obter análises sobre o consumo global e do consumo associado aos equipamentos ligados às tomadas inteligentes em diferentes períodos temporais.

Ao interagir com a APP o participante terá mais consciência sobre o consumo e utilização da eletricidade.

Os Painéis Fotovoltaicos são os que têm maior potencial de eficiência para o Participante

 Os selecionados a quem foram atribuídos painéis fotovoltaicos, com e sem as baterias, são os que têm mais potencial de gerar poupanças, uma vez que a produção de energia solar fará com que não se consuma alguma da energia da rede em horas de produção. Caso exista baterias, a energia em excesso será reservada para uso posterior, levando a poupanças ainda mais acentuadas.

No caso dos pacotes onde temos apenas os equipamentos inteligentes ou o HEMS, as ferramentas de controlo remoto e de calendarização fornecidas pela app do projeto irão conferir ao participante a capacidade de otimizar o uso dos seus equipamentos em função da tarifa em utilização e das suas necessidades, possibilitando a chance de ligar os equipamentos quando o preço de eletricidade for menor e assim haver poupanças.

Avarias

Contactos

Em caso de avaria de um equipamento específico, consulte o fornecedor:

HEMS INESC-TEC (box redonda): suporte-integrid@inesctec.pt

HEMS VPS (box quadrada de pontas arredondadas): 239 791 400

Painel Fotovoltaico TemplarLuz (com inversor): 249 302 297

Painel Fotovoltaico Beon (microinversor- liga diretamente à tomada): 916 745 374

Máquina de lavar roupa: 214 250 770 (consultar ponto “Avaria máquina de lavar”)

Baterias TemplarLuz: 249 302 297

Informe a EDP Distribuição pelo 210 016 005 (dias úteis das 9h-20h).

Máquina da Roupa: 

A Siemens dispõe de um site onde se pode encontrar toda a informação de suporte: https://www.siemens-home.bsh-group.com/pt/apoio-ao-consumidor/contactar. Qualquer dúvida os participantes podem contactar diretamente para o número de telefone: 214 250 770 e/ou marcar o agendamento de uma intervenção. Ressalvo apenas que a intervenção não é cobrada se efetivamente existir uma anomalia na máquina, pelo que é de todo conveniente realizar uma primeira triagem ao telefone.

Termoacumulador:

HEMS VPS :

HEMS INESC (UiHems) :

Características dos equipamentos

Os equipamentos elétricos fornecidos são de elevada qualidade e respeitam as normas restritas de segurança, estando abrangidos pela garantia das marcas fornecedoras.

A utilização dos equipamentos deve ser feita de uma forma prudente e responsável. O uso fraudulento dos equipamentos não é permitido, sob pena de incorrer em responsabilidade pelos danos provocados.

Durante o projeto, os participantes são obrigados a manter e utilizar os equipamentos na sua habitação no estado em que foram instalados. No caso de alguma alteração (obras, mudanças) a EDP Distribuição deverá ser informada. O dano ou furto dos equipamentos implicará, sempre, a abertura de um processo de inquérito, para apuramento das devidas responsabilidades.

Responsabilidade por danos causados a pessoas e bens

Não pode ser atribuída à EDP Distribuição qualquer responsabilidade por danos causados a pessoas e/ou bens que resulte da incorreta utilização dos equipamentos instalados.

Funcionamento da APP INESC-TEC

Como recuperar a palavra passe

Em caso de se esquecer da palavra-passe, vá até ao menu de login, selecione o link “Esqueci da minha palavra-chave” que aparece em baixo. Indique o seu endereço de e-mail e de seguida vá até à sua caixa de entrada e selecione o link para redefinir sua senha.

Como alterar a palavra passe

Selecione o menu definições da conta e seguidamente carregue em mudar palavra-passe.

A APP não apresenta dados

Se não aparecerem dados na aplicação, isso pode ocorrer porque os dispositivos estão fora do alcance e não se conseguem comunicar com a Box. Tente aproximar a box do router para ter melhor sinal WiFi. Se os problemas persistirem, entre em contato com a linha de apoio da EDP Distribuição.

Não consegue ligar o HEMS

Os testes abaixo procuram ajudar a resolver o problema através da execução de simples despistes, e não pretendem excluir o contacto da linha de apoio técnico em qualquer circunstância que seja considerada útil ou necessária. Verifique as letras da Box se encontram iluminadas.

  1. Se não tiver nenhuma luz acesa, verifique se a Box está ligada à corrente. E teste também se a tomada está a funcionar: ligue a Box noutra tomada, ou ligue outro equipamento nessa mesma tomada.
  2. Se tiver devidamente ligada à corrente elétrica e a tomada estiver a funcionar, carregar no botão On/Off (reset) da Box.

O HEMS está sempre a reiniciar

  1. Desligue o cabo de alimentação durante 30 segundos e volte a ligá-lo.
  2. Reponha a configuração original da Box.

Toggle title

1.Ligue a box através do cabo ethernet ao router.2.Se o problema ficar resolvido existe um problema de configuração. Deve repetir os passos de instalação relativos à configuração de rede WiFi.3.Se a rede “HEMS Setup” não aparecer carregar no botão de reset durante 3 segundos para forçar o aparecimento da rede e proceder com a configuração.4.Se o problema persistir contactar o suporte técnico.

Para fazer log in na aplicação onde posso consultar o nome da box?

O nome da box pode ser visto na etiqueta do próprio HEMS.

Como posso descarregar a APP

A aplicação chama-se UIHEMS e encontra-se na Play Store (Android) e na App Store (iOS).

Como me posso registar na aplicação?

O registo na APP é feito com os seguintes dados:

ID único – recebido pelos participantes aquando do convite feito para a participação no piloto;

Nome da Box – existente na etiqueta própria do equipamento.

Como consultar o consumo de energia de cada um dos equipamentos

Sim, com as tomadas e aplicações inteligentes é possível monitorizar o consumo de cada dispositivo. O utilizador é que decide qual o aparelho a ligar nas tomadas inteligentes.

Como consultar a informação sobre o consumo e produção de energia

Pode consultar esta informação no “Menu Estatísticas” da aplicação, aqui pode visualizar a informação de consumo e de produção em tempo real e através da barra de navegação no canto superior direito pode consultar o seu histórico.Estes dados ajudam-no a detetar padrões de consumo e de produção, dando-lhe suporte na gestão da sua energia.

Periodicidade de configuração da APP

Caso não faça nenhuma alteração o HEMS irá gerir de forma automática os seus equipamentos. Esta gestão considera vários fatores como os aparelhos disponíveis, as suas preferências, o consumo e/ou produção de energia da casa e dados meteorológicos.

Como consultar/alterar o planeamento automático que está definido

Para eficiência da rede e da sua instalação a aplicação sugere ao utilizador a programação ideal para o próprio dia e para o dia seguinte. Esta informação encontra-se no “Menu Escalonamento”, para mais informações consulte o manual.

Para alterar o planeamento definido deve no “Menu Escalonamento” selecionar o botão “Novo Escalonamento”. De seguida, é-lhe apresentada a lista de todos os seus dipositivos, devendo selecionar os que quer que sejam ativados.

Funcionamento da APP VPS

Como recuperar a palavra passe

Na aplicação existe um link na parte inferior “Não sabe a palavra passe”. Indicando o endereço de email no ecrã que abre, será enviada uma nova palavra passe.

Como alterar a palavra passe

Não é possível alterar a palavra passe na aplicação móvel, apenas é possível solicitar nova palavra passe contactando a linha de apoio da VPS, 23 979 1400.

A APP não apresenta dados

Caso não apareçam dados o utilizador terá de verificar se o hub Cloogy está alimentado e conectado à internet através do cabo de rede (luzes do hub a verde e ficha de rede a piscar). Caso não hajam dados de um dispositivo em específico, terá de ser verificada a alimentação desse dispositivo e tentar colocar o dispositivo ao alcance do hub. Caso os problemas persistam, o utilizador deverá entrar em contacto com a linha de apoio da EDP Distribuição.

Não consegue ligar o HEMS

Em primeiro o utilizador deverá verificar se o hub Cloogy está alimentado corretamente (luzes laterais a piscar). Caso não estejam, deverá tentar outra tomada. Se o problema persistir deverá contactar a linha de apoio da EDP Distribuição.

A APP apresenta a indicação “Offline”

Deverá verificar se o cabo de rede onde o hub Cloogy está ligado permite o acesso à internet. Para isso poderá ligar um computador portátil e tentar aceder à internet (por exemplo um site). Caso verifique que o acesso está operacional, deverá ligar a ficha de rede neste. O hub deverá piscar a verde nas luzes laterais.

Caso pisque a vermelho é indicativo que não consegue chegar ao servidor. Deverá reiniciar o hub e, caso se mantenha a situação deverá contactar a linha de apoio.

Como posso descarregar a APP

A aplicação chama-se Integrid e encontra-se na Play Store (Android), App Store (iOS) e Windows Store.

Como me posso registar na aplicação?

O registo é feito na altura da instalação dos equipamentos, pelo que será indispensável a instalação da APP nesta ocasião. Caso não seja possível, deverá entrar em contacto com a linha de apoio indicando o número de série que se encontra na parte inferior do hub (7777-XXXX-XXXX-XXXX-XXXX) e endereço de email.

Como consultar o consumo de energia de cada um dos equipamentos

Sim, a aplicação permite saber o consumo de energia dos dispositivos ligados nas tomadas inteligentes.

Como consultar a informação sobre o consumo e produção de energia

É possível consultar esta informação nos diferentes ecrãs da aplicação.

Como consultar/alterar o planeamento automático que está definido

É possível verificar as ordens de atuação geradas automaticamente pelo sistema para cada um dos dispositivos controláveis. Estas atuações ficam disponíveis na APP assinaladas como automáticas (com a marca Auto). Aqui podem ser editadas ou apagadas pelo participante, caso não pretenda que esta ocorra.

Como consultar quanto é que vou gastar (em kWh)

No ecrã principal existe um sumário com a estimativa.

Privacidade e Tratamento de Dados

O projeto cumpre o RGPD?

 O tratamento dos dados pessoais recolhidos será realizado em cumprimento do disposto na Lei n.º 67/98, de 26 de outubro – Lei de Proteção de Dados Pessoais –ou noutra que a venha substituir, bem como no Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016 – Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados.

O que é considerado como dados pessoais?

No âmbito deste projeto é considerado como dados pessoais os dados que constam no Formulário de Candidatura ao Projeto InteGrid, nomeadamente, o nome, a morada, o endereço eletrónico, o número de telefone e os dados de consumo.

Quem é a entidade responsável pelo tratamento dos dados pessoais?

A EDP Distribuição e o INESC-TEC serão os responsáveis pelo tratamento dos dados recolhidos, tanto para efeitos da Candidatura ao Projeto como para efeitos da Participação no Projeto, e irão tratar os dados com fundamento no consentimento livre, expresso, esclarecido, explícito e inequívoco que recolheu junto dos respetivos titulares.

Por quanto tempo são conservados os dados recolhidos?

Os dados de todos os candidatos serão processados automaticamente e conservados apenas no período de 12-10-18 a 01-07-2020, para efeitos de comprovação dos resultados das candidaturas ao Projeto.

Para fins estatísticos os dados serão processados automaticamente e conservados até ao dia 6 de janeiro de 2025, sendo que após essa data serão eliminados.

Direitos de acesso aos dados

Os titulares dos dados poderão, em qualquer momento e de forma gratuita, exercer os seus direitos de acesso, retificação, oposição, atualização, eliminação, limitação e portabilidade dos seus dados, nos termos forem informados aos titulares na declaração de consentimento para o tratamento de dados.

Caso os titulares dos dados considerem que a EDP Distribuição violou os direitos de que o mesmo dispõe estes terão, a todo o tempo, nos termos da legislação de proteção de dados, o direito de reclamar a uma autoridade de controlo, nomeadamente a Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Como revogar o consentimento para a disponibilização dos dados durante o projeto?

Os titulares terão o direito de revogar, a todo o momento, o consentimento para a disponibilização de dados no Projeto, por via do procedimento que for informado no momento de recolha do consentimento, implicando, no entanto, a impossibilidade de participação no projeto.

Esta direito deverá ser expresso através de local-life@edpdistribuição.pt.

Onde se encontram as informações sobre o Regulamento deste projeto?

O presente Regulamento está disponível no site www.locallife.pt.

A organização do Projeto pode a qualquer momento, introduzir alterações e aditamentos ao presente Regulamento, sem obrigação de prévia comunicação.

A candidatura ao Projeto implica o conhecimento e aceitação, integral e sem reservas, dos termos e condições previstos no presente Regulamento.

Todos os casos omissos no presente regulamento, bem como respetivas alterações, serão apreciados e decididos pelo consórcio do Projeto InteGrid, sem direito a recurso das decisões tomadas.

Reclamações

Como Proceder?

O Cliente deve enviar email para local-life@edpdistribuicao.pt com a seguinte informação:

– Nome do participante

– Morada

– Contacto telefónico

– Descrição da ocorrência